,

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Sensores Fotográficos

Antigamente, nas câmeras analógicas, tínhamos o filme fotográfico, e era através dele que a imagem era captada. Atualmente, com as câmeras digitais, não se utiliza mais o filme, e sim o sensor. O Sensor fica na sua câmera digital no mesmo lugar onde ficava o filme na câmera analógica. Quando você tirava uma foto o filme rodava e ia para a próxima pose. O sensor não “roda”, ele manda a foto para o processador da câmera que manda para o cartão de memória, assim sua câmera fica pronta para a próxima “pose”. Podemos dizer que o sensor é o "Cérebro" da sua câmera. É onde a imagem será processada e armazenada, o sensor captura a luz para criar uma imagem. Existem, basicamente, dois tipos de sensores no mercado, o CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor/semicondutor de óxido metálico complementar) e o CCD (Charge Coupled Device/dispositivo de carga acoplada). Entenda melhor os tipos e tamanhos de sensores e compre uma câmera que supra suas necessidades.

O Sensor tipo CCD é mais sensível em situações de pouca luz, cria imagens mais nítidas, porém gasta muito mais bateria e não possuem tão bons resultados em situações de muita luz. O sensor CCDs usam um processo que consome muita energia. Eles consomem cerca de 100 vezes mais energia do que um sensor CMOS equivalente e também os sensores CCDs têm sido produzidos em massa há mais tempo, portanto estão mais desenvolvidos. Eles tendem a possuir maior qualidade e mais pixels.

Já o Sensor tipo CMOS consome muito menos bateria e pode ser muito mais barato, mas não produz imagens tão nítidas e não trabalham bem em situações de pouca luz, trazendo mais ruído para as fotografias.

Com base nestas diferenças, você pode ver que os CCDs tendem a ser usados em câmeras voltadas para imagens de alta qualidade, com muitos pixels, e excelente sensibilidade à luz. Os sensores CMOS tradicionalmente possuem menor qualidade, resolução inferior e menor sensibilidade. Somente agora eles estão melhorando a ponto de competir com os dispositivos CCD em algumas aplicações. As câmeras CMOS geralmente são mais baratas e possuem maior duração da bateria. Tamanho do Sensor é documento. Quanto maior o sensor melhor será a nitidez da imagem final (mais pontos de luz serão transformados em foto).


Nenhum comentário:

Postar um comentário