,

domingo, 12 de janeiro de 2014

Light Paint – Como Fazer?

Esta técnica é chamada de Light Paint (do português: pintar com a luz ou pintura de luz). Em um ambiente totalmente escuro ou com pouca iluminação, perto da escuridão, e usando uma câmera que possua o modo de longa exposição fixa em um tripé, o fotógrafo usa diferentes fontes de luz como se fossem pincéis.

Primeiramente você vai precisar de:

  1. Uma DSLR ou uma câmera com ajustes manuais, que incluem "Bulb" 
  2. Uma câmera que grava imagens no formato RAW (não é obrigatório, mas altamente recomendado) 
  3. Um tripé resistente que não é afetado pelo vento
  4. Um cabo disparador elétrico ou disparador remoto (pode ser chamado de qualquer um) com um mecanismo de bloqueio ou temporizador
  5. Uma lanterna potente para a pintura de luz


O segredo é manter o obturador aberto durante muito tempo para fazer desenhos.

Configurações da câmera: 
Modo manual ou BULB: Para exposição configurá-lo para manual. Dessa forma, a câmera não está tentando adivinhar a exposição correta. Estaremos definindo-o e deixando-o em sua maior parte - assim como o nosso foco. Para as exposições mais de 30 segundos (30 "na sua câmera), você terá que encontrar e usar a configuração lâmpada. Em muitas câmeras é direito após 30 segundos na escala de velocidade do obturador, um pouco há uma opção B em seu seletor de modo no topo de sua câmera.

ISO: Bem, em certas situações, como fotografar a lua, um céu estrelado, ou luzes do norte onde você quer uma velocidade de obturador mais rápido - então você pode precisar de um ISO mais alto. Fora isso, é sempre melhor escolher o menor ISO possível.

Como fazer?
Com sua câmera no tripé, regule o tempo do obturador para o máximo possível. Quanto maior o tempo de exposição, maior e a possibilidade de agir na cena. Depois de fixada a câmera, faça o foco manual, regule o obturador e faça o enquadramento da cena. Se for usar objetos é só planejar a pintura de luz que vai usar. No caso de pessoas fica um pouco mais complicado, pois é necessário que a mesma não se movimente por 15 segundos até que você faça a sua "arte" sobre ela. A câmera deve ser regulada com o mínimo ISO possível (50 ou 100) e o diafragma deve ficar de f/11. Porém, o diafragma pode ser mudado dependendo do resultado esperado. Tudo isso para melhorar a nitidez e ter uma boa profundidade de campo.

Lembrando também que a foto sai inversa, mas não se preocupe, escreva normalmente, apenas use o Photoshop e dê um “image > flip horizontally” nas fotos.

Ilustrações Light Paint:


Nenhum comentário:

Postar um comentário