,

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Feliz dia do Fotógrafo!


Hoje, 08 de janeiro, é comemorado o Dia do Fotógrafo. Parabéns aos profissionais que registram momentos incríveis da vida, detalhes que muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos, de forma criativa e apaixonante!. Então em homenagem aos fotógrafos resolvi te contar um pouco da história dessa arte que faz parte do nosso dia a dia, seja profissionalmente ou em momentos de lazer. 

O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela acção da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) que, em 1827, demorou mais de oito horas para conseguir a primeira "fotografia". Captada numa lâmina de estanho e feita com a luz do Sol, a imagem mostrava parte de um celeiro e uma árvore, a visão que Niépce tinha da sua oficina. Em 1929, ele passou a trabalhar com seu amigo Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), que acabou por inventar a primeira máquina fotográfica 12 anos depois. O "daguerreotype" exigia "apenas" 30 minutos de exposição da imagem à luz e impedia que ela desaparecesse ? um grande avanço para o projecto original de Niépce. Mas como funcionava essa câmara rudimentar? Uma lâmina de cobre era polida, até ficar parecida com um espelho, e depois recebia um banho de iodo, para ficar sensível à luz. Depois, era colocada numa "câmara", uma caixa de madeira muito simples e com uma lente, para que a imagem fosse captada. Depois, a placa era "revelada" com mercúrio quente e a imagem aparecia. Para fixar essa imagem, passava noutro banho, desta vez de tiosulfato de sódio, e então ganhava uma cor com cloreto dourado.

Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1826.

Imagem da primeira fotografia colorida da história, tirada por James Clerk Maxwell em 1861.

E ai, o que acharam? Interessante é? Comentem!

Camisetas

Lá estava eu, em frente ao computador sem nada para fazer, quando me vem a cabeça de procurar camisas personalizadas, mas como sempre na internet são as mesmas mesmices e breguices, quase desistindo, encontrei um site bem legal e adorei as camisas, achei super criativas e diferentes, aparentam também ter um bom material e decidi compartilhar com vocês!.. o site é o chicorei.com, nele você vai encontrar camisas de todos os temas, mas como meu foco aqui é fotografia irei apresentar alguns modelos legais que encontrei por lá.





E ai, o que acharam das camisas? Lindas né? não esquece de comentar!

Meus 2 aplicativos favoritos


Afterlight
É  um dos mais completos editores, o aplicativo é perfeito para edição rápida e fácil. Ele possui lindos filtros e texturas. Nele você pode cortar as fotos, editar luz, saturação e essas coisas básicas que fazem toda a diferença nas fotos. O App também possui aquelas bordinhas famosas que deixa a foto inteira no instagram e outras como coração, circulo, nuvem, etc. O App é pago e custa USD 0.99 e este app foi  apenas desenvolvido para iPhone e iPad.


Vsco Cam
Amo esse aplicativo. Se você é fascinado por fotografia analógica e sente falta da textura e do visual de filmes antigos, VSCO Cam pode ser um download excelente para você. O app de fotografia traz filtros de qualidade para aplicar sobre suas fotos. Você pode capturar imagens através do próprio aplicativo ou selecionar conteúdo que está na galeria de mídia do aparelho. Além das opções de edição, VSCO Cam tem uma biblioteca organizada, permitindo que você destaque as fotos que mais gosta e visualize apenas aquelas que já foram editadas. Disponível para Android e iOS

E aí, gostaram dos app? Gostaram mais de qual? Comentem!