,

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A importância da pós-produção

Todo tipo de alteração que fazemos na foto depois de tirada é chamado de pós-produção. Hoje em dia, produzir uma boa imagem requer investimento no tempo após guardarmos a câmera. Depois de já está tudo finalizado no ambiente ou no estúdio, é hora de colocar a mão na massa e editar as imagens. Todo fotografo precisa obrigatoriamente saber tratar suas fotos, o tratamento é super importante, pois a câmera, por melhor que seja, não processa a imagem 100% do jeito que o fotógrafo quer. Por isso é importante não só o conhecimento em técnicas fotográficas, mas também de manipulação. E muitas vezes o que difere um fotógrafo do outro é sua capacidade de tratar a foto. 

É no computador, através de softwares de edição, que a imagem vai ganhar a etapa final, do jeito que vai ser entregue ao cliente. Cores aprimoradas, melhorias no contraste e na nitidez, iluminação e correção de algum elemento que não precisa estar lá na foto. O Photoshop posso afirma que é o software mais utilizado graças a sua gama de recursos e ferramentas. Mas existem outros no mercado, como por exemplo o Lightroom, o Photopaint e o Photomatix. Este último usado para gerar imagens do tipo HDR. A parte ruim disso é que a pós produção nos da muitas opções de cores, com isso alguns trabalhos acabam virando verdadeiros carnavais, uma mistura de cores, sépia, preto e branco e todos os presets que se pode imaginar. Um outro fator negativo é que por conta do tratamento, o trabalho dos fotógrafos está cada vez mais semelhante, dessa forma fica difícil identificar o fotógrafo e a sua personalidade fotográfica.

A manipulação digital da imagem fotográfica não serve só para corrigir pequenos defeitos ou melhorar uma foto que já é boa. Os recursos dos softwares de edição de imagens abriram uma porta para a criação de um novo mundo.

Veja alguns exemplos de pós-produção: