,

sábado, 18 de janeiro de 2014

Fotografando contraluz

A técnica de contraluz é quando o objeto a ser fotografado esta com uma grande fonte luminosa na parte de trás, com a luz vindo por trás, ele estará na sombra projetada por ele mesmo. Isso faz com que o fundo fique mais claro e produz lindas imagens de silhuetas. Veja um “esquema” abaixo.


O resultado do uso do contraluz é uma imagem com muito contraste entre a parte clara e a escura, já que a lente não consegue balancear a iluminação tão bem quanto os nossos olhos. 

Primeiramente para conseguir esse efeito a chave mestre é a fotometria. Afinal, a maioria das pessoas aponta a câmera em direção ao Sol e reza para um bom resultado, sem ao menos entender o que esta fazendo.

Aplicando a técnica
Para uma foto na contraluz você poderá usar o Center Spot ou o Pontual para realizar a Fotometria.
O1. Primeiramente você precisa esta em um ambiente externo, aconselho uma praia, coloque o modelo em uma posição em que o sol fique por trás do fotografado;
O2. Faça com que a fotometria encontre maior quantidade de luz no horizonte atrás do modelo;
O3. Pronto, agora é só clicar!

Regrinha: desligue o flash!

As fotografias contraluz indicar drama, tristeza, felicidade, e muitos outros sentimentos, dependendo da intenção e do enquadramento. Para consegui uma boa fotografia contraluz você precisa fotografar um objeto com o contorno bem marcado e reconhecível. 

Imagens ilustrativas 

Lomography

É uma lojinha virtual de câmeras lomográficas. Câmeras lomográficas (câmeras analógicas com efeitos retrô lindos) são câmeras automáticas de baixo custo. Elas possuem os efeitos que muitas pessoas utilizam com a ferramenta photoshop, veja no exemplo:
Veja alguns modelos das analogias que encontrei no site da Lomography!
    Diana F Colette                     Diana Mini and                    Fisheye Two Voyager
     Flash En Rose        
Fisheye One Beige Pink             SuperSampler Red                 Sprocket Rocket Pink

Gostou? você pode comprar essas fofuras pelo site Lomography, se quiser ver mais fotos das analogicas clique aqui.

Actions e Presets, o que são?

Imagina ter que fazer os mesmos efeitos manualmente em um ensaio inteiro por exemplo? Com as actions e presents, horas de trabalho de edição foram reduzidas a minutos.

O que são?
São pré-definições de edição. Os Actions são usados no PHOTOSHOP e Presents são usados no LIGHTROOM, eles são pequenas funções que você pode programar para que o editor realize em dezenas de fotografias. Por exemplo, eu salvo um "Efeito" e da próxima vez que eu quiser usa-lo em vez de fazer todas as etapas novamente, eu apenas vou clicar no action salvo com o efeito e pronto!

Como usar?
Action
O1. Clique no menu Window > Actions para abrir a guia de actions.
O2. Para carregar uma action que você baixou clique na seta no canto esquerdo da janela, depois clique em load actions e selecione a action desejada.

Presets
O1. Clique com o botão direito em qualquer área na lista de presets e crie uma nova pasta e dê um nome a ela e clique em criar e o nome aparecerá na lista.
O2. Com o botão direto do mouse sobre essa nova pasta, clique em “importar” e abra a pasta que você salvou os presets baixados.
O3. Selecione os presets que você quer e clique de novo em “importar”. Pronto! Agora você já pode usar seus novos presets.