,

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Confira como fotografar superfícies reflexivas

Fotografar objetos brilhantes exige conhecimento do fotógrafo sobre iluminação, equipamentos apropriados e uma dose de improviso. Veja abaixo nossas dicas para obter uma boa imagem.

O que você precisa?

  • Uma tenda de luz
  • Luzes móveis
  • Tripé


Nunca tente fotografar objetos brilhantes sem esta no ambiente certo. O equipamento ideal é uma tenda, onde o segredo é a luz muito bem distribuída. Existem câmeras que dependendo de sua resolução ou do nível de reflexibilidade do objeto elas conseguem captar simples dobras nos tecidos no reflexo. Para evitar este tipo de contratempo, deixe a tenda esticada um dia antes da sessão.

Se você não tem uma tenda de luz, você pode improvisar uma, você vai precisar de:
Uma caixa de papelão recortada com folhas de papel ou tecido nos orifícios laterais, no fundo, na parte superior e também revestindo seu interior. É um procedimento meio trabalhoso, mas que gera resultados profissionais.

O tripé é outro elemento fundamental neste tipo de fotografia. A estabilidade permite captar mínimos detalhes com nitidez e perfeição. Caso você não disponha de um, procure apoiar a câmera em uma superfície plana.


Configure as luzes artificiais da maneira que nada seja refletido no objeto. Tire algumas fotos para teste e veja o resultado. Caso elas não fiquem boas, mova as luzes. Algumas opções de posicionamento são: acima do objeto ou na frente do objeto em ambos os lados. Estar acima do objeto e tirar a foto em um ângulo baixo é uma boa opção, quando possível. Fotografe o objeto com o máximo de partes opacas possíveis a frente da lente da câmera.

Deixe a tenda de luz aberta o suficiente para permitir que a lente de sua câmera passe por ela. Isso irá manter o reflexo da câmera longe da sua foto. Para objetos minúsculos recomendamos a utilização de lentes macro. Não use capas de lente.

O flash embutido deve estar sempre desativado, pois ele cria reflexo no objeto. A utilização de fonte de luz como abajures produz um contrastes intenso, quando iluminam diretamente. O mais recomendado é um softbox. Ele consegue distribuir corretamente a iluminação para a cena, suavizando contrastes e evitando que a iluminação direta da lâmpada sobre o objeto gere pontos brancos “estourados”. Provavelmente este é um equipamento que você encontrará em todos os estúdios de fotografia.



Fazendo uma tenda improvisada

Modelos diferentes

 
(IMAGENS DA INTERNET)