,

sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Técnica Do Cartão Preto

A técnica do cartão preto usa-se para diminuir a quantidade de luz que chega à câmara quando a abertura ou a velocidade têm de permanecer constantes (situações onde um pedaço da foto está muito mais claro que o outro.). É útil em nascer do sol ou pôr do sol por exemplo, quando é preciso fazer uma longa exposição ou quando o objectivo é retirar excesso de luminosidade que possa existir (a exposição do céu fica muito diferente da exposição da paisagem).

Vejamos no exemplo abaixo:
Os detalhes da paisagem foi obtido com o aumentado do tempo de exposição. Conseguindo maior detalhes, mas estourando o céu:


Já focando no céu para obter mais detalhes, ela ficou assim:

Usando a técnica do cartão preto, no entanto, você consegue uma foto que tem a exposição correta tanto no céu quanto na paisagem:

O que vou precisar?
Para este desafio, você vai precisar de três coisas: 
O1. Uma câmera! 
O2. Um tripé. 
O3. Um pequeno pedaço de cartolina preta.

Vamos para a prática?
Com a câmera posicionada em um tripé, você segura o pedaço da cartolina preta ou qualquer outro objeto escuro na frente da lente, cobrindo a metade mais clara da foto. No final da exposição, é só tirar o papel e deixar a parte mais clara ter sua exposição correta.

Detalhadamente:
O1. Faça a medição da fotometria tanto para a parte clara quanto para a parte escura, mudando somente o tempo de exposição.
O2. Escolha a exposição mais longa e coloque o papel preto na frente da lente, cobrindo somente a parte mais clara do quadro. Olhe pelo visor ou use o LCD para checar se o papel está cobrindo de fato a parte que você quer.
O3. Clique no botão do obturador para começar a fazer a foto. Conte os segundos que se passaram e, quando faltarem os segundos da exposição mais curta, tire o cartão de frente da lente! Use o cronômetro do seu celular. 
O4. Pronto. Sua foto foi feita usando duas exposições diferentes, parabéns. 

Porque é preciso usar essa técnica nas câmeras?
O problema ocorre porque há muito de algo chamado " intervalo dinâmico".

Nossos olhos são verdadeiramente notável em vários aspectos, mas, neste caso, uma coisa eles são muito capazes de fazer é o que nos permite ver confortavelmente cenas com um monte de faixa dinâmica. Faixa dinâmica é a diferença entre a coisa mais brilhante que podemos ver e a coisa mais escuro que podemos ver. Quando vemos um pôr do sol , somos capazes de ver as cores no céu, eo detalhe no chão, apesar do fato de que o céu pode ser 15-20 vezes mais brilhante do que o chão.

A câmera, no entanto, não pode fazer isso em qualquer lugar perto também. Câmeras finais Mesmo altos pode capturar muito menos " alcance dinâmico " do que os nossos olhos , para que quando tirar uma foto da cena com a câmera, que podem obter os detalhes no céu, ou o detalhe no chão, mas não ambos ao ao mesmo tempo .

Precisamos encontrar uma maneira de diminuir a faixa dinâmica em nossa cena para permitir que a câmera para capturá-lo.